quinta-feira, 9 de maio de 2019

POLITICO SOMOS TODOS










POLÍTICO SOMOS TODOS

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. (Bertolt  Brecht)
Mas o que é política?
Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público e tikós, que se refere ao bem comum de todas as pessoas. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público e ao bem dos cidadãos.
Alguns políticos se apresentam como novos e diferentes, alardeiam em seus discursos serem gestores, e avessos à prática da política. Ora, é incompatível gerir a coisa pública sem fazer política, condição intrínseca  a ação de administrar bens público. Para se conquistar um cargo de gestor público - não técnico - há que se submeter direta ou indiretamente ao poder do povo, que autoriza por meio de sufrágio popular, e isso é politica.
É incompatível gerir a coisa pública sem gostar de política, esta condição é intrínseca à prática da boa gestão. Portanto, quem afirma ser apolítico não tem preparo para administrar os bens do povo dispostos no estado, e deve sim ser ignorado pela sociedade.
Para lidar com o patrimônio público é necessário ter disponibilidade para a pratica política, sob pena de sucumbir – se no desprezo dispensado pela sociedade que o elegeu. 
Apresentar – se como diferentes nada mais é do que subestimar a inteligência de quem se atiram no vazio existencial da oratória sem conteúdo dos populistas de plantão.
Ao se apresentarem gestores alguns desinformadas imaginam – se diferentes e por meio do discurso sem conteúdo tentam iludir os que não entendem o que seja a prática da boa gestão pública.
Geraldo Gama


Nenhum comentário:

Postar um comentário

www.twitter.com.br
www.facebook.com.br/geraldogamafeitosa21